sábado, 11 de dezembro de 2010

Dicas para Fumar Cachimbo

Fumar cachimbo é uma arte que qualquer pessoa pode dominar, requer somente um pouco de prática.
Para os fumantes menos experientes, juntamos alguns bons conselhos de como manusear, usar e cuidar de seu cachimbo. Não se tratam de regras definitivas, mas apenas diretrizes para um melhor aproveitamento de seu cachimbo.

Como colocar corretamente o fumo no cachimbo

A perfeita distribuição do fumo no cachimbo é muito importante para que ele queime por igual e suavemente.
Comece por encher o cachimbo pela metade com o fumo um tanto solto, em quantidades pequenas, socando um pouco mais, e termine compactando-o ao final.
Um cachimbo que contenha o fumo muito socado dificultará a passagem de ar, enquanto um cachimbo com o fumo muito solto tende a se apagar (ou queimar muito rapidamente), havendo necessidade de ser reacendido.

Como acender um cachimbo

Recomendamos os fósforos especiais para cachimbo, pois ficam mais tempo acesos do que os tradicionais, diminuindo o risco de queimar os dedos.
Os isqueiros para cachimbo certamente também podem ser usados. Acenda toda a área de superfície do fumo dentro do fornilho com uma chama alta (a técnica de se acender um cachimbo é puxando o ar de maneira uniforme na primeira tentativa de acendê-lo).
A superfície do fumo tende a se elevar quando está começando a queimar, devido ao calor. Utilize um utensílio apropriado, ou sua caixa de fósforos para pressionar novamente o fumo, caso contrário, o cachimbo poderá se apagar.

Como amaciar um cachimbo

Muitos cachimbos atualmente já têm tratamento prévio, o que significa que já foram parcialmente amaciados.
O cachimbo tem um sabor agradável logo no primeiro uso. Após algum tempo de uso, o cachimbo terá uma camada de carvão de aproximadamente 1mm, sendo este tradicionalmente um sinal de que o cachimbo já está amaciado, e pronto para oferecer ao fumante seu melhor sabor.

Cachimbos com filtro

O uso de cachimbos com filtros está se tornando mais comum, e muitos dos modelos atuais oferecem a opção de serem fumados com ou sem o acessório.
O filtro oferece várias vantagens: ele absorve o óleo do cachimbo, reduzindo o risco deste óleo chegar à boca de quem está fumando; também produz uma sensação mais suave e refrescante, acentuando o sabor do fumo. O filtro deve ser substituído após 5 a 10 trocas de fumo.

Técnicas para se fumar cachimbo

Um cachimbo deve ser fumado de forma calma e tranqüila, e não em tragadas rápidas como com os cigarros.
Assim a fumaça permanecerá resfriada e agradável proporcionando um maior prazer.
É mais aconselhável deixar o cachimbo se apagar do que tentar deixá-lo aceso com tragadas rápidas. Desta forma a fumaça não ficará tão quente a ponto de queimar sua língua.
Nunca bata o cachimbo para esvaziá-lo - use um utensílio apropriado para limpá-lo. Desta forma você manterá o formato da cabeça do cachimbo e evitará a quebra do cabo.
Se desejar esvaziar o cachimbo batendo-o, segure-o pela cabeça e nunca pelo cabo.

extraido do site www.amigosdocachimbo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário